O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, defendeu ontem à tarde que a dimensão ambiental deve ser assumida enquanto eixo fundamental, central e estratégico da atividade camarária para o desenvolvimento sustentável do território.
“Trata-se de uma alteração de paradigma”, afirmou o autarca na abertura da primeira conferência, realizada no Cinema Charlot – Auditório Municipal, das Jornadas de Ambiente de Setúbal 2023, iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal que se constitui como mais um contributo para a construção de um concelho mais sustentável.
“A questão essencial passa por considerar a dimensão ambiental enquanto elemento estruturante do desenvolvimento do território de Setúbal, ou seja, assumir o ambiente como eixo fundamental do desenvolvimento do território, desempenhando um papel central e estratégico da atividade municipal.”
Para o cumprimento deste desígnio, aliado ao facto de o concelho estar situado entre territórios com imenso valor patrimonial e ambiental – Parque Natural da Arrábida, Parque Marinho Luiz Saldanha e Reserva Natural do Estuário Sado – está a ser ultimada a Estratégia de Ambiente do Município de Setúbal.
A conferência, realizada no Dia Mundial do Ambiente, prosseguiu com uma intervenção do vereador Carlos Rabaçal, que assume, simultaneamente, a presidência do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Setúbal, com o tema “Água e Resíduos”.
O ciclo de conferências da edição de estreia das Jornadas de Ambiente de Setúbal culmina a 22 de junho com o encontro “Farm to Fork | Circuitos Curtos Alimentares”, o qual se realiza entre as 14h30 e as 18h00 na Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense.
O programa do encontro inclui painéis temáticos subordinados ao “Projeto CLAIRE”, “Transição Alimentar na Área Metropolitana de Lisboa”, “Oportunidades de Financiamento”, “Projeto The PLACE (K-Evolution)” e “Modernização das atividades tradicionais e dos produtos endógenos na Península de Setúbal”.
O programa desta iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal integra, entre outras, a Mostra de Tradições Marítimas, até 17 de junho, no Parque Urbano de Albarquel, e a quinta edição do certame dedicado à sustentabilidade, bem-estar e empregabilidade, “Feira ECOol”, a 17 de junho, no Jardim do Bonfim.
Fonte: CMS