Sobre Nós

A inauguração da Rádio Azul teve lugar numa noite quente de verão, no início de mês de Julho de 1985, emitindo à data, em 98.5 FM. Fruto de muita perseverança e de muito trabalho de todos os envolvidos, foi a primeira rádio a afirmar-se na cidade de Setúbal. “Rádio Azul, a cor do rio, do mar e do éter“, dizia-se então. Um sonho de alguns que se viria a transformar no prazer de muitos. Os primeiros passos no panorama radiofónico foram dados através de emissões que, na altura, eram feitas no primeiro estúdio a partir da Quinta Tomé Dias na Estrada dos Ciprestes, cujos horários de emissão ocupavam um total de 56 horas semanais, sobretudo durante manhã, mas também com curtos períodos noturnos.

Com o surgimento da Lei da Rádio em 1989, a Rádio Azul obteve o alvará para emitir na frequência 98.9 FM, para o concelho de Setúbal. Afirmou-se no éter, ganhou prestígio, tornou-se num órgão de comunicação social respeitado por todos e virou líder de audiências na região. Durante o dia, muitos eram os programas, que de forma diversificada procuravam agradar a todos os ouvintes. Os noticiários privilegiavam os acontecimentos da cidade e da região com incidência também na área do desporto. No final dos anos 80, e entretanto com novos equipamentos e melhores condições nos novos estúdios situados na Estrada da Baixa de Palmela, a produção áudio e qualidade de som melhoraram significativamente.

Em 1995, a Rádio Azul muda de mãos, alterando também a linha orientadora de informação e programação que nos primórdios havia adquirido. Em 2001, a Rádio Azul fez talvez uma das primeiras mudanças mais significativas no que concerne ao critério musical, passando a dar mais destaque à música rock e alterando o slogan para “Rádio Azul – Muito mais música”. No início de 2003, nova mudança de estúdios para um edifício na Avenida Dr. António Rodrigues Manito, acompanhada também de uma nova identidade. Desde então a programação musical passou a ser mais latino-americana e a sonoplastia, designação e respetivo slogan foram novamente alterados, desta vez para “Azul FM – A rádio dos melhores ouvintes”.

Em finais de 2004, com a entrada de um novo gestor de conteúdos, que trousse consigo uma nova equipa, dá-se uma nova reformulação na Rádio Azul, desde logo, trazendo de volta o fraseado cantado do “Ervilha” que em bom tempo foi introduzido por Jorge Simões, como imagem de marca da rádio e regressando ao slogan “Rádio Azul – A Rádio de Todos os Sons”. Foi perentório um regresso às origens e com isso, a reaproximação da rádio aos ouvintes. Gradualmente foram introduzidos novos programas diversificados, mais dinâmica, mais informação, mais desporto, sempre com um olhar atento sobre a cidade e não descurando uma nova seleção musical, mais comercial, virada para o pop/rock.

Em 2010, foi levada a cabo uma modernização, designadamente dando uma nova roupagem na imagem visual e sonora, mas sempre vincada nas suas raízes. Atualmente, desde a informação, passando pelo entretenimento, debates, opinião e humor, a Rádio Azul conta com uma grelha de programação renovada e atual, procurando abranger diferentes públicos, com programas para todas as faixas etárias, por forma a envolver toda a sociedade.
Muitos foram os profissionais que fizeram e fazem parte desta casa, desde os seus fundadores, passando pelos locutores, jornalistas, técnicos, repórteres, colaboradores e convidados, que ajudaram e ajudam a enriquecer o universo Rádio Azul. A todos, muito obrigado!

Emitindo em 98.9 FM, a Rádio Azul cobre 100% do concelho de Setúbal, para o qual está licenciada, sendo que a sua cobertura se estende aos concelhos vizinhos da área geográfica do distrito de Setúbal.
A Rádio Azul pode ainda ser escutada em qualquer parte do mundo, através da emissão on-line, em www.radioazul.pt, ou através de diversas Apps para escutar rádio.

Desde 1985, Setúbal tem mais cor… Azul, a cor da Rádio.